Projectos em Curso

Projeto de formação artística dirigida aos jovens com uma componente para o público adulto. Para os jovens a participação é grátis, mas para os adultos ela será onerosa mediante o pagamento de uma taxa de participação. O intuito é dar sustentabilidade ao projeto. Estão previstas numa primeira fase as disciplinas de Teatro e Dança seguidas da Musica e das Artes Plásticas. “ Pensamos lançar o teatro ainda este ano e depois em 2021 começar com a dança e a música. Assim que as condições estiverem criadas o mesmo será submetido aos potenciais patrocinadores para procurar o financiamento necessário.


A Casa do Bungo é um projecto social para apoiar crianças e jovens da comunidade do Bungo e das zonas circunvizinhas, através da dinamização de actividades educativas. Com o apoio escolar e formação em línguas e informática. O projecto pretende também, promover acções educativas e recreativas para ocupação dos tempos livres das crianças e jovens e ajudar na formação do cidadão. O projecto é financiado pela Total E&P Angola no âmbito de acordo tripartido entre a TOTAL, o Clube Ferroviário de Angola e o ICRA. Este último é o gestor pedagógico do projecto Objectivo Geral Contribuir no processo de ensino e aprendizagem aos alunos do 1º nível do ensino secundário nas matérias nucleares, introdução de línguas nacionais e estrangeiras, á informática no âmbito do utilizador e outras formações profissionalizantes. Objectivo Específico Incluir os valores de cidadania e de desenvolvimento comunitário. Beneficiários Adolescentes e jovens atletas do Clube Ferroviário de Angola, assim como jovens residentes nas vizinhanças do Clube no Bairro Bungo. Biblioteca A casa do Bungo dispõe de uma biblioteca com obras de autores nacionais e internacionais, incluindo livros didáticos e infantis. O objectivo é inculcar nos jovens o gosta pela leitura.


Este programa desenvolvido em parceria com a empresa Saber Angola, prevê a atribuição de 4 bolsas de estudo por ano nos vários cursos ministrados, a atletas do Clube. Os jovens depois de concluída a 12ª classe, candidatam-se e passam a fase de testes de acesso. Caso aprovados e sejam atletas do Clube podem postular a uma das quatro bolsas atribuídas anualmente. O programa está em curso há quatro anos e neste momento existem 10 bolseiros atletas do Clube, estando os primeiros já no terceiro ano da sua formação superior. Em contrapartida o Clube cede em condições vantajosas as suas instalações para os treinamentos da equipa sénior masculina de basquetebol da Universidade Lusíada que participa nos campeonatos da modalidade.


Projeto dentro da actividade core do Clube, financiada pela Total E& P Angola e pela Stapem, consiste na formação de crianças entre os 8 e os 12 anos, na prática desportiva numa das três modalidades activas no Clube: Andebol, Basquetebol e Futebol. Inicialmente utilizamos as instalações do Clube ao Bungo. Há cerca de um ano, começamos a desloca-la para núcleos em duas zonas da província de Luanda, a Boavista e Viana. O grande objectivo é reduzir os trajetos das crianças de tenra idade, mantendo-as perto do local de residência. Por outro lado, permite levar a esses bairros menos favorecidos uma actividade desportiva organizada para educação das crianças e ocupação dos tempos livres Neste momento estã activos os núcleos da Textang na Boavista e do Grafanil em Viana na modalidade de Basquetebol, os núcleos do Vininorte na Boavista no Andebol e a Escola de Futebol nos Mulenvos de Cima, com já referido. O objectivo a curto prazo é consolidar o existente melhorando as condições de trabalho.


Este projeto que teve o seu início em Julho de 2019, depois de alguns anos de preparação, tem como finalidade reabilitar as instalações do Clube, que foram construídas em meados do século passado. Foi concluída a fase 1 em Dezembro de 2019, com a reabilitação dos balneários, das bancadas, do pavimento e da vedação do Campo Multiusos. Está em curso a impermeabilização do terraço do edifício sede. A segunda fase incluirá a reabilitação do campo de apoio, pavimento e vedação, a construção do Centro Médico e da cozinha/copa e reabilitação dos escritórios dos departamentos. A terceira fase incluirá a reabilitação do edifício sede, portas, janelas, sistemas elétricos, climatização, zonas sanitárias, sala de troféus, que terminará com a pintura geral, interior e exterior. Também estão previstas melhorias no Centro de Estágio e na zona coberta do terraço do Clube. Outros projetos de infraestruturas estão identificados como a construção do Centro de Treinamento para o Futebol, reabilitação dos campos utilizados pelos núcleos de formação na Boavista e em Viana, cobertura do campo de apoio, etc. Tudo isto para garantir boas condições de trabalho e de segurança para levar a cabo os diversos projetos e actividades do Clube em prol da juventude.